Penguin 2.0 é Lançado pelo Google

O Google lançou uma nova atualização do Penguin, chamado agora de 2.0. O Penguin foi criado para penalizar os sites que praticam técnicas spam de SEO (Search Engine Optimization) para enganar o motor de buscas do Google.

No ano passado, quando o Google lançou a última versão do Penguin, cerca de 3,1% de todas as pesquisas feitas no buscador foram afetadas. O ranking de muitos sites despencou e não voltou a subir. Nenhum dos clientes de buuteeq, no entanto, foi prejudicado. Aliás, muitos dos hotéis que investigamos receberam mais tráfego a partir de buscas orgânicas.

Nas contas do Google, o Penguin 2.0 afeta 2.3% de todas as pesquisas feitas no buscador. Esse número é realmente expressivo. Chefe da equipe anti-spam da empresa, Matt Cutts divulgou mais detalhes em seu blog pessoal.

Como parte dos esforços de buuteeq para garantir que nossos clientes recebam o melhor da tecnologia SEO com nosso sistema, estaremos atentos ao tráfego orgânico e ao ranking dos sites de hotéis clientes. Como o Penguin 2.0 foi lançado na semana passada, ainda é cedo para tirar qualquer conclusão. Mesmo assim, os números de nossos sites são animadores.

O gráfico abaixo mostra a média de visitas que nossos clientes receberam entre segunda-feira e quarta-feira da semana passada, comparado ao mesmo período da semana anterior. O Penguin 2.0 foi lançado na quarta (22). Como vocês podem ver, os sites com o sistema buuteeq, na verdade, receberam mais visitas após o lançamento do Google.

seo-penguin-20-graph

O gráfico a seguir mostra de onde veio o tráfego de nossos clientes durante o mesmo período. Vamos focar na parte “Orgânica”, que representa visitas orgânicas vindas apenas por motores de busca. O primeiro mapa é de 13-15 de maio, e 45,47% de todas as visitas vieram de buscadores. Na semana de lançamento de Penguin, esse número sobiu para 45,49% — uma mudança aparentemente insignificante, mas positiva.

seo-penguin-20-chart

Como esperado, os hotéis que usam buuteeq para potencializar o marketing digital não foram penalizados pelo Penguin 2.0.

About Ferretti

Caio Ferretti is public relations of buuteeq to LATAM. He manages the Twitter @buuteeqbr, the Facebook "buuteeq - Brasil" and is always looking for news to the blog in portuguese. To talk with Caio please write to caio@buuteeq.com

Leave a Reply